domingo, 29 de janeiro de 2017

O que é o cronograma capilar? Quais são as etapas?

-Oi galera!!!!!! Que saudades!!!!! Eu juro que quando essa fase ruim passar, eu vou aparecer por aqui mais vezes :D


Mas então, o que é esse tal de CRONOGRAMA CAPILAR?
Se você é uma pessoa que acompanha blogs, canais de beleza no YouTube ou programas de beleza na TV, com certeza, já ouviu essa expressão. E se ainda não ouviu falar, vai saber agora o que é isso.

O cronograma capilar nada mais é do que um tipo de "dieta" saudável para os cabelos.
Mas calma, não é a gente que tem de ingerir a "dieta", e sim os cabelos.

O cronograma geralmente é dividido de semana em semana dentro de um mês. As etapas são realizadas quando os cabelos são higienizados, e é composto por 3 etapas:
-Hidratação
-Nutrição
-Reconstrução

Cada uma delas tem uma função importante para a manutenção da saúde dos fios, porém o excesso de alguma pode acarretar em efeitos indesejáveis.

-HIDRATAÇÃO
A hidratação é a mais popular de todas as etapas, justamente por existir uma gama enorme de produtos voltados para tal.
Ela tem por objetivo recuperar o brilho e dar movimento e o excesso de hidratação não traz nenhum malefício para os fios.
As máscaras de hidratação geralmente são compostas por: GLICERINA, PANTENOL, EXTRATOS DE FRUTAS, ALGAS, PLANTAS...
                                                                                                    

Minhas Máscaras de Hidratação

NUTRIÇÃO (UMECTAÇÃO)
Essa etapa é até bem conhecida, porém existe um grande receio por parte das pessoas. E  justamente por causa do nosso clima quente e úmido, ter a raiz oleosa é bem comum.
As nutrições são feitas com máscaras com alto teor de óleos vegetais, óleos puros, ou até mesmo maionese. Mas acredite, se você fizer tudo certinho, não vai ficar "ensebada". Ela garante emoliência e reduz o volume.
Os óleos mais usados nessa etapa são: ÓLEO DE COCO, AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM, MANTEIGA DE MURUMURU, ÓLEO DE ARGAN...

Minhas máscaras de nutrição, azeite de oliva extra virgem e maionese

RECONSTRUÇÃO
Por ultimo, mas não menos importante, temos a etapa da reconstrução. Essa etapa tem por objetivo recuperar a "massa perdida" dos fios por causa de procedimentos químicos e/ou físicos.
Essa etapa, por mais importante que seja, deve ser feita com bem menos frequência do que as outras, pois se feita em excesso, deixa os cabelos rígidos e quebradiços. Mas se feita na medida certa, garante força aos fios.
Os principais elementos reconstrutores são: PROTEÍNAS HIDROLISADAS, AMINOÁCIDOS (QUERATINA, ARGININA...)

Minhas máscaras de reconstrução e queratina líquida

***OBS: APESAR DE O CRONOGRAMA CAPILAR APRESENTAR RESULTADOS SATISFATÓRIOS PARA MUITAS PESSOAS, EXISTEM CONTROVÉRSIAS! HÁ QUEM DIGA QUE ELE É UMA FARSA, JUSTAMENTE POR CAUSA DA ESTRUTURA CAPILAR SER UMA PARTE "MORTA" DO CORPO, LOGO NÃO TERIA A POSSIBILIDADE DE HIDRATAR, NUTRIR E RECONSTRUIR. MAS ISSO É APENAS UMA COISA PARA SER PONTUADA, O IMPORTANTE É QUE MUITAS PESSOAS VEEM RESULTADOS POSITIVOS :D



COMO MONTAR O MEU CRONOGRAMA?
Primeiramente, deve-se levar em consideração as quantidades de vezes que você lava os cabelos na semana. Logo abaixo, eu coloquei um cronograma já montado de acordo com o grau de danos dos cabelos (inclusive, eu fiz o "para cabelos pouco danificados") mas é claro, se os seus cabelos são lavados todos os dias, ou em dias intercalados, você escolhe 3 dias da semana para realizar os processos!

 Cronograma retirado do site: a menina de lá



Então, espero que tenham gostado do post!
Dúvidas? Comentários? Escreve aí em baixo!
BJS!

Um comentário: